A piada que estupra

“Como obter sexo anal com sua namorada?”, é assim que começa o vídeo postado no “Testosterona Blog’, patrocinado pela MTV. Video que  ensina como homens podem conseguir sexo anal com a namorada, caso elas recusem: “use um tijolo para deixa-la inconsciente”! No final do vídeo, o Testosterona diz que ‘o sexo anal seria mais gostoso porque é quentinho, apertado e porque é mais humilhante para a mulher’. A “brincadeira” de Edu Mendes – conhecido na rede por publicar conteúdos que incentivam o machismo e diverso outros tipos de preconceitos – foi denunciado por grupos de feministas e o conteúdo tirado do ar.

Em nota, a MTV afirma que, apesar de hospedar e patrocinar o Blog, não partilha da mesma opinião e que os blogs parceiros tem que respeitar as leis vigentes no país. Como resposta ao ataque das feministas, o blogueiro passou a postar fotos de mulheres com cartazes: “Sou mulher, acesso o Testosterona e tenho senso de humor”. Como se fosse absurdo as mulheres se ofenderem com piadas sobre estupros e fosse um problema de falta de humor delas não achar graça nesse tipo de “piada”. Ultimamente, algumas pessoas que se dizem “comediantes” defendem a liberdade de expressão para ofender e humilhar as minorias.  Colocando-se como arautos do humor no país, eles acreditam que vale tudo para fazer piada. Mesmo pregar a violência sexual num  país onde são registrados 15 mil estupros por ano, de acordo com as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher!

Diante desse contexto, cabe perguntar ao “blogueiro” e às mulheres que compactuam com esse tipo de baixaria: qual é graça em fazer APOLOGIA AO CRIME? As piadas “politicamente incorretas” só reforçam os preconceitos já existem na sociedade, elas não questionam as regras, elas não se chocam com a desigualdade, não causam um deslocamente de olhar, nem questionam os estereótipos. Elas só reproduzem e reforçam situações de preconceito,  violência e machismo, ofendendo e constrangendo quem já é oprimido.  Esses comediantes fazem piadas para si mesmo e para seus pares, divertindo-se explicitamente em cima da dor que provocam no Outro.

No Brasil, historicamente, o preconceito é revestido de humor.  Niguém se considera preconceituoso, mas as piadas contra os negros continuam circulando por aí. Não somos machistas, mas é engraçado ver uma mulher ser forçada a fazer sexo contra à vontade ou tirar um sarro do “gay”.  Dessa maneira, a “graça” disfarça o preconceito e as consciências podem dormir tranquilas. Mas, o que precisa ser dito é que esse tipo de humor é compartilhado socialmente porque exprime  a violência intrínseca do grupo a qual pertence. Além disso, essas piadas justificam a discriminação social, estabelecendo a lógica dominante sobre quem precisa ser avacalhado, escrachado. Esse humor nos oferece a possibilidade de compreender historicamente a formação dos estereótipos, bem como compreender o modo perverso como se processa a reafirmação do preconceito. Nesse contexto, a MTV tem responsabilidade sim sobre os portais que ela hospeda. Por isso, precisamos saber exatamente como a rede se posiciona em relação ao Blog Testosterona: ela continuará PATROCINANDO  um blog com conteúdo claramente ofensivo às mulheres brasileiras, vitimas ou não da violência sexual?
Leia abaixo, a resposta da MTV:

Olá,

Nós da MTV Brasil recebemos diversas mensagens e reclamações a respeito do post publicado em um dos nossos blogs parceiros, o Testosterona.
Viemos aqui esclarecer que apesar do conteúdo publicado em nossos blogs parceiros não refletirem a opinião da MTV Brasil, todos eles conhecem as cláusulas contratuais do que pode e o que não pode ser postado de acordo com as leis vigentes em nosso país.
O responsável pelo blog já retirou o conteúdo do ar e nós da MTV já comunicamos o Youtube a respeito do conteúdo ofensivo do vídeo em questão.

Att,
MTV Brasil.

Poder Sem Limites

Um espaço para mulheres que pensam Grande!

LuluzinhaCamp

Um espaço para mulheres que pensam Grande!

The Anarcho-Feminist

Um espaço para mulheres que pensam Grande!

Interatividade

Um espaço para mulheres que pensam Grande!

Um espaço para mulheres que pensam Grande!

Quadrinhos com Estrogênio

Um espaço para mulheres que pensam Grande!