Spencer Tunick: o corpo-paisagem

Há 20 anos, o fotógrafo nova-iorquino Spencer Tunick cria instalações de arte humana em todo o mundo, convocando milhares de voluntários para tirar as roupas diante das suas lentes. Seu objetivo é que “os indivíduos em massa, sem suas roupas, metamorfoseiam em uma nova forma.” Dessa forma, a nudez coletiva gera uma outra composição, onde os corpos humanos se misturam com a paisagem, ou se justapõem com a arquitetura local. Selecionei aqui algumas imagens das suas instalações para ver que belas paisagens dão o corpo humano.

Voluntários nus sobre geleira de Aletsch como parte de uma campanha ambiental sobre o aquecimento global, em 2007. A campanha organizada pelo Greenpeace pretendia chamar a atenção para o aquecimento global e a mudança climática

As cenas parecem mostrar a batalha entre a natureza e a cultura, usando diferentes panos de fundo, como centros cívicos ou tempestade de areia no desertos, os corpos se transformam em estrutura dos prédios ou em meras paisagens, fundindo-se como esculturas em novo gênero: corpo-espaço.  Os locais e as anatomias são unidos de forma sincronizada, conforme a imagem abaixo:

Milhares de pessoas nuas posaram no estádio de Viena Ernst-Happel, em 2008

Libertando o corpo do seu significado social é possível apresentar as  infinitas possibilidades da forma. Sem nenhuma implicação sexual, os nus são utilizados pelo artista  principalmente  para exploração das formas, contornos e texturas.  A relação do homem com o meio ambiente físico e social são a base de seu trabalho, que atualiza notavelmente a longa tradição do nu na arte. Mas, o aspecto mais valioso de sua obra é a experiência libertadora e de afirmação da vida que oferece aos seus participantes. Corpos que não são tratados de forma idealizada ou fetichizada, mas como parte integrante da natureza. Simples assim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Poder Sem Limites

Um espaço para mulheres que pensam Grande!

LuluzinhaCamp

Um espaço para mulheres que pensam Grande!

The Anarcho-Feminist

Um espaço para mulheres que pensam Grande!

Interatividade

Um espaço para mulheres que pensam Grande!

Um espaço para mulheres que pensam Grande!

Quadrinhos com Estrogênio

Um espaço para mulheres que pensam Grande!

%d blogueiros gostam disto: