The Nu Project: a beleza do real

Gente,  vocês não imaginam como estou feliz com a repercussão do Blog: várias ideias, sugestões de pautas, novas amizades e a certeza que muita coisa boa pode vir desse encontro. Meu agradecimento especial para Aramis Luis, Elaine Moura, Ana Paula Lavos, Ivana Bittencourt e minha mais nova amiga de infância,  Magô Pool. Adorei ver a percepção  de vocês sobre esse espaço e espero a contribuição valiosa de todos.

Hoje, quero compartilhar um projeto que me encantou: “The Nu Project“. Uma iniciativa que começou em 2005 e que tem como objetivo mostrar pessoas comuns, em seus espaços, hábitos, imperfeições e inseguranças. A ideia é muito simples: fotografar  mulheres do mundo inteiro –  independente do corpo, idade, peso, raça ou credo – nuas.  Através da relação que essas mulheres estabelecem com os próprios corpos descobrimos uma beleza real, livre de preconceitos, que aparece em traços, gestos, dobras, olhares e na alegria ou no desconforto que cada uma sente ao mostrar-se.

As imagens falam por si. São um discurso precioso sobre a representação do feminino na sua forma mais espontânea. Em cada mulher se descobre um encanto.  Não por ser uma imagem erotizada ou fetichizada, muito pelo contrário. Mas, por ser um corpo absolutamente comum: com suas gordurinhas, celulites, cicatrizes e estrias. Um corpo humano demasiadamente humano.  E, por serem apresentados em cenas prosaicas, sem glamour e com pouquíssima ou nenhuma maquiagem tornam-se muito mais potentes. É aí que entra a genialidade do projeto: estetizar o banal para mostrar que o corpo belo não precisa ser o corpo domesticado.

As imagens  e histórias são compartilhadas de forma pública através do Blog e serão publicadas também em um livro. Em novembro o Projeto vem ao Brasil para fotografar em São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e uma cidade adicional dependendo do interesse. Eu já preenchi o formulário para me inscrever. Se quiser me acompanhar, clique aqui e participe!

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trezentos

Um espaço para mulheres que pensam Grande!

LuluzinhaCamp

Um espaço para mulheres que pensam Grande!

The Anarcho-Feminist

Um espaço para mulheres que pensam Grande!

Interatividade

Um espaço para mulheres que pensam Grande!

Um espaço para mulheres que pensam Grande!

Quadrinhos com Estrogênio

Um espaço para mulheres que pensam Grande!

%d blogueiros gostam disto: